Capa do single de Space Oddity, lançado em 1969 |
Na música o impacto de Kubrick - e da Guerra Fria, é claro - não foi menor. Após assistir à película Bowie - que anos mais tarde viria a ser conhecido como Camaleão, devido a sua inesgotável criatividade e capacidade de se adaptar a novos tempos e personagens - decidiu criar sua própria tragédia espacial. Assim, em 20 de junho de 1969, ele grava, no Trident Studios, em Londres, a versão definitiva de Space Oddity.
A canção conta a história de Major Tom, astronauta enviado a uma missão espacial em meio a grande expectativa dos terráqueos (o assédio em torno do assunto é tão grande que a torre de comando - Ground Control, que, ao que parece, é a única ligação direta que Major Tom tem com a Terra - avisa ao homem do espaço que "os jornais querem saber que camisa você está vestindo").
O lançamento da espaçonave é um sucesso e, incitado pela Ground Control, Major Tom decide desbravar-se pelo espaço sideral. Lá, o astronauta é misteriosamente assolado por um sentimento de calma e resignação - talvez por perceber sua insignificância frente à magnitude do universo - a ponto de abrir mão do controle da espaçonave, ao afirmar que "acho que
minha espaçonave sabe para onde ir". Em seguida, Major Tom parece se dar conta que não há possibilidade de retornar à Terra, se limitando a pedir para que "digam à minha esposa que eu a amo muito", para logo após, ter sua comunicação com o torre cortada, sob gritos de "pode me ouvir Major Tom", vindos do operador da Ground Control.
O single com a faixa, que teve como lado B a também clássica Wild Eyed Boy from Freecloud, teve seu release, não por coincidência, em 11 de julho de 1969, apenas 9 dias antes do lançamento do Apollo 11, voo espacial norte-americano, que ficaria conhecido por ser responsável pelo primeiro pouso na Lua.
Em uma paráfrase bastante válida da frase proferida por Louis Armstrong, Space Oddity, com seus pouco mais de 5 minutos, seria uma pequena canção para Bowie, mas um grande passo para a história do rock.
Vale lembrar, que Major Tom reapareceria em outros sons do camaleão, como Ashes to Ashes, principal single do álbum Scary Monsters (and Super Creeps), de 1980, que revela que o astronauta retornou à Terra, mas entrou em decadência e tornou-se um viciado ("We know Major Tom's a junkie"); e Hallo Spaceboy, que faz parte de Outside, lançado em 1995, em que Bowie dá adeus ao seu garoto do espaço.
2 comentários:
Artproject.biz
Adorei, um beijo da dona Terê!!!
saparevabanya2016.info
Bjssss do Rick
Postar um comentário